Dia 29/02

CAMINHOS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: COLETA SELETIVA

Voltar

CAMINHOS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: COLETA SELETIVA

Este seminário tem como objetivo discutir caminhos para avançar nos índices de coleta seletiva, evidenciando a importância de um planejamento que considere o território local como ponto de partida, mas interagindo com as diversas escalas que influenciam a reciclagem, como a escala regional e nacional. Para isso, iremos destacar os novos normativos sobre a coleta seletiva, apresentar formas de financiamentos e os diversos modelos de implementação da coleta seletiva, trazendo também as experiências de Municípios que estabeleceram o sistema de coleta seletiva com a inclusão dos catadores, além de fazer apontamentos sobre as diferenças entre a coleta seletiva e a logística reversa.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • As vagas são limitadas;
  • Pode ser necessário fixar limite de participantes por município;
  • O evento é gratuito para municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associado;
  • Para receber o certificado é OBRIGATÓRIO estar inscrito e homologado;
  • Os certificados, para quem cumpriu com o mínimo de 60% de presença registrada pelo acesso à plataforma (on-line Zoom), estarão disponíveis no Portal da CNM (https://seminariostecnicos.cnm.org.br/eventos) após 3 dias úteis do encerramento do evento;
  • Após a sua inscrição cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINIAR*

HORÁRIO CONTEÚDO
09h às 11h30

Abertura;

Painel 1 - Alertas e orientações: Recursos, financiamentos e novos normativos

  1. Coleta seletiva: Conceitos e legislações aplicáveis
  2. Fontes de recursos e financiamento para gestão de resíduos sólidos

Debate.

INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h30 Painel 2 - Implementação da coleta seletiva
  1. Diversificando a coleta seletiva
  2. Coleta seletiva com a inclusão de catadores
  3. Coleta seletiva x Logística Reversa

* Programação preliminar e sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Em caso de dúvidas sobre a programação, favor entrar em contato com a Área Técnica de Saneamento da CNM: [email protected] e telefone para contato (61) 2101-6024– Raquel Martins 

Palestrantes

Cláudia Lins
Cláudia Lins

Geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra e doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, com pesquisa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as especificidades do território brasileiro. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade na Confederação Nacional de Municípios.

Darlei Sauer de Souza
Darlei Sauer de Souza

Graduado em engenharia ambiental no ano de 2013, Diretor do departamento de resíduos sólidos no Município de Santa Terezinha de Itaipu, atua como coordanador de coleta seletiva desde 2014.

Elisa Kerber Schoennell
Elisa Kerber Schoennell

Consultora de resíduos sólidos na Confederação Nacional de Municípios e professora na área ambiental. Possui formação em Gestão Ambiental, Mestrado em Engenharia Civil (gerenciamento de resíduos) e Doutorado em Qualidade Ambiental.

Fábio Rodrigo Bamberg
Fábio Rodrigo Bamberg

Presidente da Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, atua na cooperativa desde 2005.

Ileana Neiva
Ileana Neiva

Subprocuradora-geral do Trabalho, membra da 1ª Subcâmara de coordenação e revisão do Ministério Público do Trabalho e Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará.

Jean de Jesus da Silva
Jean de Jesus da Silva

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2018, com especialização em Manejo Florestal de Precisão pela Universidade Federal do Paraná, 2021, Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2022. Trabalhou como Diretor de Meio Ambiente do município de Chapadão do Sul – MS (2019 – 2020), Gestor da Central de Tratamento de Resíduos – CTR & Coletas do município de Chapadão do Sul – MS (2021 – Atualmente).

Liége Castelani
Liége Castelani

Analista de Infraestrutura do Departamento de Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente. Engenheira Sanitarista e Ambiental formada pela UFSC com Mestrado em Regulação do Saneamento pela Fiocruz, Especializações em Engenharia Sanitária e Gestão Pública. Servidora Federal desde 2009 com atividades no Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa em Brasília e em Florianópolis e no Ministério do Meio Ambiente.

Maria Elisa Staudt
Maria Elisa Staudt

Chefe do Setor de Controle de Resíduos no Município de Dois Irmãos, atuando na área de resíduos sólidos desde 2016.

Marília Ferreira Lima
Marília Ferreira Lima

Mestra em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará - UFC, pós-graduada em Gestão Ambiental Urbana pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Ceará – IFCE e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC. Tem atuado desde 2017, como Secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente da Prefeitura de Sobral na coordenação e elaboração de planos e projetos vinculados ao planejamento urbano, gestão socioambiental e gestão integrada de resíduos sólidos, com foco na coleta seletiva no município de Sobral.

Matheus Pielechovski Ferro
Matheus Pielechovski Ferro

Engenheiro Ambiental, graduado em 2018 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Chefe do Departamento de Meio Ambiente do Município de Dois Irmãos.

Rafael Henrique
Rafael Henrique

Engenheiro, Designer de Sustentabilidade e Empreendedor Social. Tem formação técnica em eletrônica, graduação superior em engenharia elétrica com enfoque em Geração, Transmissão e Eficiência Energética, especialização de Design para Sustentabilidade e pós-graduação em Empreendedorismo e Novos Negócios. Iniciou em 2006 sua atuação no campo da sustentabilidade, abordando desde então a aplicação integral do conceito em diversas áreas de estudo e aplicação. Atualmente é diretor-presidente do Instituto Recicleiros, negócio social que atua no desenvolvimento de soluções para gestão sustentável de resíduos, além de atuar voluntariamente como diretor e conselheiro do Instituto Akatu.

Raquel Silva
Raquel Silva

Graduada em engenheira ambiental pela Universidade de Brasília e analista técnica da área de saneamento da Confederação Nacional de Municípios.

Tamara Gaia
Tamara Gaia

Natural de Florianópolis, formada em Engenharia Civil e especialista em Gestão de Obras e Projetos, ambas pela Unisul. Técnica em Saneamento pelo Instituto Federal de Educação (Ifsc).
Em 2019, Tamara Gaia iniciou sua jornada como servidora de carreira na Comcap, autarquia responsável pela coleta de resíduos em Florianópolis. Desde 2021, lidera a coleta seletiva em todo município com foco na eficiência do sistema e na promoção da reciclagem

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.