Dia 01/12

CRÉDITO DE CARBONO: UMA VISÃO MUNICIPALISTA

Voltar

CRÉDITO DE CARBONO: UMA VISÃO MUNICIPALISTA

Este seminário tem como objetivo abordar de forma estratégica a neutralização das emissões dos gases do efeito estufa, principalmente o CO2 e o metano, e receber créditos de carbono. Assim, o seminário destacará casos inovadores e de boas práticas sobre mudanças climáticas que podem ser replicados em todos os Municípios brasileiros.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA SUA PARTICIPAÇÃO:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o término do evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação com o link do Zoom que não deverá ser compartilhado. 
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

ATENÇÃO: PARA TER O DIREITO AO CERTIFICADO, É NECESSÁRIO ESTAR INSCRITO E HOMOLOGADO NO SITE DOS SEMINÁRIOS TÉCNICOS E ACESSAR O LINK DO ZOOM RECEBIDO COM O MESMO E-MAIL DA SUA INSCRIÇÃO.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

HORÁRIO CONTEÚDO
9h Abertura
9h15 – 9h45 Mudanças Climáticas e Crédito de Carbono: Importância da Ação Municipal
9h50 – 10h25 Mercado de Carbono do Local ao Global: Um Panorama da Precificação do Carbono
10h30 – 11h Transformando Ativos Ambientais em Ativos Financeiros: Case de Sucesso do Acre
11h -11h30 Perguntas e Respostas
INTERVALO PARA O ALMOÇO
14h Apresentação
14h15 -15h15 Programa Municípios Carbono Zero: Por Onde Começar?
15h20 -  16h00 Estado Carbono Neutro: Case de Sucesso do Mato Grosso do Sul
16h00 – 16h30 Perguntas e Respostas

* a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.

Palestrantes

Cláudia Lins
Cláudia Lins

Geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra e doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, com pesquisa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as especificidades do território brasileiro. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM), onde ministra palestras, realiza pesquisas, estudos, análises de projetos de lei, pareceres e produz publicações de apoio à gestão pública nas áreas de meio ambiente e saneamento.

Debora Sotto
Debora Sotto

Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Doutora em Direito Urbanístico pela PUC/SP. Advogada em São Paulo.

José Luiz G. dos Santos
José Luiz G. dos Santos

Advogado, especialista em ciências da saúde e jurídicas. Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA).

Tatiana Tucunduva Philippi Cortese
Tatiana Tucunduva Philippi Cortese

Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados – USP. Docente e pesquisadora da UNINOVE do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis - PPGCIS. Autora dos livros Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Mudanças Climáticas: do global ao local.

© Copyright 2023 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.