Dia 05/03

DEFESA CIVIL: INTEGRANDO AÇÕES E ATORES NA GESTÃO DE RISCOS E PREVENÇÃO DE DESASTRES

Voltar

DEFESA CIVIL: INTEGRANDO AÇÕES E ATORES NA GESTÃO DE RISCOS E PREVENÇÃO DE DESASTRES

Este seminário tem como objetivo fornecer uma visão integrada de ações de defesa civil desde o planejamento à execução da gestão de risco de prevenção a desastres. Afinal, dentre as atribuições municipais está o dever de promover a integração da proteção e defesa civil municipal com entidades públicas e privadas, e com os órgãos estaduais, regionais e federais. Para isso, a CNM convidará palestrantes de diversos setores para evidenciar a importância da atuação integrada em defesa civil, a fim de melhor preparar os municípios para os desastres, os quais são responsáveis por danos humanos, materiais e ambientais em todo o país.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • As vagas são limitadas;
  • Pode ser necessário fixar limite de participantes por município;
  • O evento é gratuito para municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associado;
  • Para receber o certificado é OBRIGATÓRIO estar inscrito e homologado;
  • Os certificados, para quem cumpriu com o mínimo de 60% de presença registrada pelo acesso à plataforma (on-line Zoom), estarão disponíveis no Portal da CNM (https://seminariostecnicos.cnm.org.br/eventos) após 3 dias úteis do encerramento do evento;
  • Após a sua inscrição cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINIAR*

HORÁRIO CONTEÚDO
09h às 11h30

Abertura

Boas práticas municipais com parcerias de proteção e defesa civil – orientações aos gestores acerca de ações municipais em várias áreas contando com a parceria da defesa civil.

Saneamento e Defesa Civil em âmbito municipal – orientações acerca das ações municipais de saneamento em parceria com a defesa civil

Meio Ambiente e Defesa Civil – discussão e orientações aos gestores locais acerca de ações de gestão de riscos e prevenção de desastres ambientais

Consórcios e Defesa Civil – Implementação de ações consorciadas no âmbito da política pública municipal de proteção e defesa civil, na gestão de riscos e prevenção de desastres

Tira dúvidas.

INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h30

Defesa Civil Municipal de Laranjal do Jari/AP – Palestra do Coordenador Cléber da Mota Cardoso acerca das ações do Município em resposta a estiagem prolongada que atinge Laranjal do Jari e todo o estado do Amapá desde 2023;

A ajuda humantitária e social na gestão de riscos e prevenção de desastres: A experiência de Pederneiras/SP – Palestra com a Prefeita Ivana Mª Bertolini Camarinha acerca das ações do Município de gestão de riscos e prevenção de desastres;

Habitação e Defesa Civil – orientações das ações a serem realizadas pelos gestores acerca de habitações atingidas por desastres

Assistência Social e Defesa Civil – discussão e orientações acerca das ações municipais no âmbito da Assistência Social em parceria com a defesa civil em cenários atingidos por desastres

Tira dúvidas e considerações finais.

* Programação preliminar e sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Em caso de dúvidas sobre a programação, favor entrar em contato com a Área Técnica da Defesa Civil da CNM: [email protected] e telefone para contato (61) 2101-6659.

Palestrantes

Augusto Fortunato
Augusto Fortunato

Bacharel em Gestão Pública com Formação Complementar em Geografia (UFMG). Atuou como Assessor na Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento do Estado de Minas Gerais. Integrou o Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - Publicus (UFMG). Atualmente é Analista Técnico Jr. na Área de Consórcio Públicos na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Cláudia Lins
Cláudia Lins

Geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra e doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, com pesquisa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as especificidades do território brasileiro. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade na Confederação Nacional de Municípios.

Cléber da Mota Cardoso
Cléber da Mota Cardoso

Coordenador Técnico de Proteção e Defesa Civil de Laranjal do Jari/AP, Servidor público municipal efetivo.
Licenciado Pleno em Pedagogia, Tecnólogo em Gestão Pública, Especialista em Defesa Civil, Gestão de Riscos e Emergências Ambientais. Atua como Agente e Formador de Defesa Civil desde 200º. Já foi Coordenador Municipal de Defesa Civil nos anos de 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016.

Ivana Mª Bertolini Camarinha
Ivana Mª Bertolini Camarinha

Possui graduação em História e Fisioterapia. Ivana começou desde cedo no meio político junto com seu pai, sempre engajada nas causas sociais da cidade. Filiada ao PV desde 1992, foi eleita a primeira mulher prefeita de Pederneiras (2005-2008) e foi reeleita para sua segunda gestão (2009-2012).
Trouxe desenvolvimento econômico e social. Foi durante seu mandato que Pederneiras ganhou visibilidade regional e até nacional, trazendo credibilidade para a cidade. Na gestão da prefeita Ivana, Pederneiras foi eleita umas das 100 melhores cidades para se viver no Brasil, dada a qualidade de vida gerada na sua administração.

Jamile Souza
Jamile Souza

Assistente Social e Analista Técnica da Assistência Social da Confederação Nacional de Municípios – CNM

Johnny Amorim Liberato
Johnny Amorim Liberato

Analista Técnico da Área de Proteção e Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios – CNM. Formado em Administração Hospitalar. Pós-graduado em Gestão Estratégica em Ambientes Colapsados por Calamidades e em Planejamento e Administração para Redução de Desastres.

Jomary Maurícia
Jomary Maurícia

Engenheira agrônoma. Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Doutora em Geografia na Universidade de Brasília. Atualmente é Analista Técnica de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Jordan Ferreira Cabral
Jordan Ferreira Cabral

Analista em Planejamento Territorial e Habitação/CNM. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, atuou com revisão de plano diretor, também em processos de revisão do IPTU na Secretaria da Fazenda do município de Belo Horizonte (MG). Foi pesquisador no Observatório das Metrópoles. Atualmente Analista Técnico em Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios.

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.