Dia 24/10

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA REGIONALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO

Voltar

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA REGIONALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO

Este seminário tem como objetivo discutir os recentes normativos do Marco de Saneamento e apresentará um diagnóstico da regionalização do saneamento em todos os estados brasileiros, destacando os tipos de arranjos regionais, o funcionamento das estruturas de governança e como está ocorrendo a atuação dos Municípios que fazem a prestação direta dos serviços de saneamento. Por fim, irá discutir as oportunidades da regionalização e os caminhos para superar os desafios de efetivar a prestação regionalizada do saneamento básico.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • As vagas são limitadas;
  • Pode ser necessário fixar limite de participantes por município;
  • O evento é gratuito para municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associado;
  • Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no portal da CNM após o evento;
  • Após a sua inscrição cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação;
  • Para receber o certificado é OBRIGATÓRIO estar inscrito e homologado, e após receber o link do zoom, o participante deve ter no mínimo 60% de presença registrada pelo acesso à plataforma (on-line Zoom).

  • PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

    HORÁRIO CONTEÚDO
    09h às 11h30

    Abertura;

    MESA 1 – Contextualização e Novos Normativos sobre o Marco do Saneamento Básico;

    MESA 2 – Regionalização e Universalização do Saneamento Básico;

    Debate.

    INTERVALO PARA ALMOÇO
    14h às 16h30

    MESA 3 – Autonomia Municipal e a Regionalização;

    Debate;

    MESA 4 – Desafios e Oportunidades do Saneamento;

    Debate;

    Encerramento.

Programação preliminar e sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Em caso de dúvidas sobre a programação, favor entrar em contato com a Área Técnica de Saneamento da CNM: [email protected] e telefone para contato (61) 2101-6025 – Cláudia Lins.

Palestrantes

Cláudia Lins
Cláudia Lins

Geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra e doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, com pesquisa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as especificidades do território brasileiro. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade na Confederação Nacional de Municípios.

Edivaldo de Paula
Edivaldo de Paula

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2005). Especialista em Análise Ambiental em Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2006). Formação em Auditoria Ambiental pela FUPEF/PECCA - UFPR (2011). Foi Conselheiro da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - ASSEMAE, entre os anos de 2017 a 2020, quando ocupou o cargo de Diretor-Presidente do SAMAE de Ibiporã-PR. Atualmente é Agente de Operações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ibiporã e Responsável Técnico pelo Sistema de Estamento Sanitário do município de Ibiporã.

Fábio Ricardo Silva Góis
Fábio Ricardo Silva Góis

Advogado, foi Diretor Técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do RN - IDEMA, Diretor Técnico da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico de Natal - ARSBAN, professor da Universidade Potiguar UNP, Gerente de Água e Esgoto e atualmente Gerente de Instrumentos e apoio a Política de Resíduos Sólidos da SEMAD/GO.

Jair Souto
Jair Souto

Prefeito Manaquiri/AM e vice-presidente da Região Norte na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Paula Pollini
Paula Pollini

Arquiteta urbanista integrante da equipe do Instituto Água e Saneamento – IAS como especialista em políticas públicas e planejamento urbano com foco nas interfaces com o saneamento básico.

Priscila Inácio
Priscila Inácio

Sanitarista ambiental e bióloga, assessora técnica de Meio ambiente e saneamento da FGM.

Raquel Silva
Raquel Silva

Graduada em engenheira ambiental pela Universidade de Brasília e analista técnica da área de saneamento da Confederação Nacional de Municípios.

Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves

Com 34 anos de atuação no setor de saneamento, Sergio Gonçalves possui Mestrado em Saúde Pública na área de Estudo de Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento. Com vasta experiência profissional, ele exerceu cargos de Direção em Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente no Ministério das Cidades; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Planejamento e na Autoridade Pública Olímpica. No terceiro setor, exerceu cargos de Direção e Gestão na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e na Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.