Dia 09/06

ITR: Potencial arrecadatório e eficiência na fiscalização

Voltar

ITR: Potencial arrecadatório e eficiência na fiscalização

O Seminário Técnico "ITR: Potencial arrecadatório e eficiência na fiscalização", tem o objetivo de esclarecer os gestores municipais sobre a importância e procedimentos da realização do convênio de fiscalização e cobrança com a União representada pela Receita Federal do Brasil (RFB ), apresentar com efeitos práticos a atuação da administração tributária municipal na fiscalização do tributo e demonstrar através de boas práticas o aumento da arrecadação e do desenvolvimento local apresentado ao contribuinte.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

HORÁRIO CONTEÚDO

 

8h20

8h30 – 09h00

9h00 – 10h00

10h00 – 10h25

MÓDULO 1:

Abertura

A importância do convênio e como realizá-lo

Exemplo prático de construção de uma fiscalização na malha e o uso das ferramentas do sistema de fiscalização.

Pagamento de débitos com TDA e sua contabilização e registro na receita do ITR

10h25 – 10h30 INTERVALO

 

10h30 –11h10

11h10 – 11h40

11h40 – 12h00

12h00 – 12h30

MÓDULO 2:

Como elaborar o laudo do Valor da Terra Nua – VTN/h?

Boas práticas com a fiscalização e arrecadação do ITR

O ITR demonstrando suas potencialidades de novos ganhos

Debates Finais

*a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio. 

Orientações importantes para sua participação:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

ATENÇÃO: Para ter o direito ao certificado, é necessário estar inscrito e acessar o link do zoom recebido com o mesmo e-mail da sua inscrição. 

Palestrantes

Alex Hudson Costa Carneiro
Alex Hudson Costa Carneiro

Analista técnico de Finanças Municipais da Confederação Nacional de Municípios, compõe o Grupo de Trabalho de Normas e o de Comunicação da NFS-e. Graduado em Gestão Pública com especialização em Auditoria Fiscal.

Enio José Vichroski
Enio José Vichroski

Bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira e pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atuando como Auditor de Tributos Municipais do município de Campo Erê/SC, com experiência em mais de 18 anos em tributação. Ex Secretário de Estado do desenvolvimento regional do Estado de SC (2014). Ex vereador 2001/2004 Campo Erê/SC.

Eudes Sippel
Eudes Sippel

Consultor tributário, graduado em Ciências Contábeis, graduado em Gestão Pública, graduado em História, graduando em Filosofia, especialista em Direito Tributário, especialista em Auditoria e Compliance, especialista em Secretariado Executivo, especialista em Metodologia de Ensino Superior, MBA em Cidades Inteligentes, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0, MBA em  Comunicação e Marketing, Fiscal de Tributos Municipais, Membro Conselheiro do Comitê Gestor do Simples Nacional, Membro Conselheiro da REDESIM, Diretor do Grupo GTM WEB, professor, instrutor e palestrante na área pública municipal.

Sebastião Rainiel M. Dias
Sebastião Rainiel M. Dias

Auditor de Tributos Municipais, lotado em Rio Verde de Mato Grosso / MS. Formação: Graduado em Gestão Publica e Especialista em Gestão Publica Municipal.

Sizenando Ferreira de Oliveira
Sizenando Ferreira de Oliveira

Graduado em Engenharia Civil e Ciências contábeis. Atuou como Técnico do Tesouro Nacional Junto à Secretaria da Receita Federal, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais junto à Secretaria de Estado da Fazenda do estado de Minas Gerais, Auditor Fiscal da Previdência Social Junto ao Ministério da Previdência Social, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e Supervisor da Equipe Nacional Especializada do ITR.

Vinicius Augusto Lima de Almeida
Vinicius Augusto Lima de Almeida

Economista dos Estudos Técnicos na Confederação Nacional de Municípios. Formação: Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Wilson Jacob
Wilson Jacob

Fiscal Tributário responsável pela fiscalização do ITR. Coordenador da UMC – Unidade Municipal de Cadastro. Responsável pelo acompanhamento do índice de participação do ICMS – Sefaz/MT–P.M. Juara

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.