Dia 21/03

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CENÁRIOS POSSÍVEIS PARA A GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL

Voltar

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CENÁRIOS POSSÍVEIS PARA A GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL


As mudanças climáticas se tornaram um dos maiores desafios para os Municípios brasileiros. O aumento na frequência dos eventos climáticos extremos como enchentes e inundações, secas e estiagens afetam cada vez mais o território municipal provocando perdas de vidas e bens. Ações de mitigação e adaptação para construção de cidades resilientes são estratégias capazes de auxiliar o gestor local no enfrentamento aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • As vagas são limitadas;
  • Pode ser necessário fixar limite de participantes por município;
  • O evento é gratuito para municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associado;
  • Para receber o certificado é OBRIGATÓRIO estar inscrito e homologado;
  • Os certificados, para quem cumpriu com o mínimo de 60% de presença registrada pelo acesso à plataforma (on-line Zoom), estarão disponíveis no Portal da CNM (https://seminariostecnicos.cnm.org.br/eventos) após 3 dias úteis do encerramento do evento;
  • Após a sua inscrição cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

HORÁRIO CONTEÚDO
09h às 11h30
  • Abertura;
  • Panorama atual dos desastres nos Municípios brasileiros;
  • Mudanças climáticas: projeções para o Brasil;
  • Financiamento climático: Panorama e perspectivas para os Municípios;
  • Dúvidas.
INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h30
  • Adaptação e mitigação na gestão local: orientações e conceitos;
  • Cidades resilientes às mudanças climáticas: experiencias municipais;
  • Dúvidas.

* Programação preliminar e sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Em caso de dúvidas sobre a programação, favor entrar em contato com a Área Técnica do Meio Ambiente da CNM: [email protected] e telefone para contato (61) 2101-6038 

Palestrantes

Francisco Martes Porto Macedo
Francisco Martes Porto Macedo

Associado Sênior no escritório de Londres do Climate Policy Initiative (CPI), onde lidera diversas iniciativas da Cities Climate Finance Leadership Alliance (CCFLA). Entre suas responsabilidades, ele supervisiona o programa Local Hubs, que busca alavancar a rede do CCFLA para apoiar o desenvolvimento de soluções para as barreiras que limitam o investimento climático urbano em diferentes países e regiões, e o programa de Adaptation Finance do CCFLA.

Johnny Amorim Liberato
Johnny Amorim Liberato

Analista Técnico da Área de Proteção e Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios – CNM. Formado em Administração Hospitalar. Pós-graduado em Gestão Estratégica em Ambientes Colapsados por Calamidades e em Planejamento e Administração para Redução de Desastres.

Jomary Maurícia
Jomary Maurícia

Engenheira agrônoma. Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Doutora em Geografia na Universidade de Brasília. Atualmente é Analista Técnica de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Lincoln Alves
Lincoln Alves

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Autor Líder do Grupo de Trabalho I (WGI) do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, sigla em inglês). Vice-Chair of the Regional Association III (South America) Working Group on Science and Research-WMO. Membro do Scientific Steering Group do Regional Information for Society (RIfS) projeto do World Climate Research Programme (WCRP) e membro do Grupo de Trabalho de Acesso aos Dados do Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados, Fase 7 (CMIP7, na sigla em inglês). Autor do Relatório Síntese do Painel Científico para a Amazônia (SPA, na sigla em inglês). No INPE trabalha na geração de informações técnico-científicas para orientar as políticas públicas de adaptação às mudanças ambientais. Os temas de sua pesquisa são Ciências do Sistema Terrestre e Ciências Ambientais, atuando sobre os seguintes temas: climatologia, modelagem do clima, interação biosfera-atmosfera e Impactos, vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas.

Magdala Satt Arioli
Magdala Satt Arioli

Coordenadora de Financiamento e Economia Urbana. Ela integra a equipe de Desenvolvimento Urbano e lidera os projetos que visam ampliar e canalizar o financiamento para promover cidades sustentáveis e inclusivas no Brasil. Magdala atua na realização de pesquisa, apoio técnico e engajamento para qualificação de projetos de desenvolvimento urbano, e na articulação com instituições de financiamento para impulsionar as suas conexões.

Natasha Javiel Comassetto
Natasha Javiel Comassetto

Bióloga com Especialização Educação Ambiental e Mestrado em Qualidade Ambiental. Consultora Técnica de Licenciamento Ambiental da Confederação Nacional dos Municípios.

Patrícia Miranda Menezes
Patrícia Miranda Menezes

Servidora pública da Prefeitura de Barcarena. Possui experiência em: relações institucionais, governança multinível, planejamento governamental participativo, gestão do conhecimento e desenvolvimento de capacidades. Responsável pelos compromissos assumidos pela Prefeitura relacionados às Agendas Globais: UNDRR / MCR2030, UNECE / Trees in Cities Challenge, Race to Zero, Race to Resilience, UNESCO / Cities with the Ocean, Global Covenant of Mayors for Climate and Energy. Coordena a Estratégia de Resiliência da cidade. Além do HUB UNDRR / MCR2030 (1° da Amazônia) e o HUB UCLG / Local4Action (1° do Brasil), ambos com foco na implementação da Nova Agenda Urbana e do Marco de Sendai. Cofundadora da Rede ODS Brasil. Representa a Prefeitura e a Rede ODS Brasil em espaços de incidência política, nacionais e internacionais, sobre as Agendas Globais. Líder da Realidade Climática no The Climate Reality Project.

Sinésio Scarabello Filho
Sinésio Scarabello Filho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1978), Mestrado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2003) e Doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2005). Atualmente é Gestor de Planejamento e Meio Ambiente da PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento Urbano e Ambiental.

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.