Dia 03/11

O QUE FAZER PARA IMPLANTAR O SIAFIC EM 2023

Voltar

O QUE FAZER PARA IMPLANTAR O SIAFIC EM 2023

Este seminário tem como objetivo apresentar os requisitos necessários ao cumprimento das exigências do Decreto, discutir as oportunidade e dificuldades dos entes na implantação e levar exemplos de boas práticas na implantação do sistema único e integrado.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA SUA PARTICIPAÇÃO:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o término do evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação com o link do Zoom que não deverá ser compartilhado. 
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

ATENÇÃO: PARA TER O DIREITO AO CERTIFICADO, É NECESSÁRIO ESTAR INSCRITO E HOMOLOGADO NO SITE DOS SEMINÁRIOS TÉCNICOS E ACESSAR O LINK DO ZOOM RECEBIDO COM O MESMO E-MAIL DA SUA INSCRIÇÃO.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

HORÁRIO CONTEÚDO

9h às 11h30

09h00 Abertura

09h10 Painel I

Aspectos Fundamentais do Decreto 10.540/2020

10h10 Painel II

Como atender aos requisitos tecnológicos e de segurança do SIAFIC?

11h10 Perguntas e respostas

INTERVALO PARA ALMOÇO

14h às 16h30

14h00 Painel III

Como os Tribunais de Contas cobrarão dos municípios o atendimento ao Decreto 10.540/2020.

15h00 Painel IV

Experiências na implantação do SIAFIC em Municípios de grande e pequeno porte.

16h00 Perguntas e respostas

*a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.

Palestrantes

Higo Mariano
Higo Mariano

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (FUCAPE), Mestre em Ciências Contábeis – Contabilidade e Controladoria Aplicado ao Setor Público (FUCAPE) e Bacharel em Ciências Contábeis (FOCCA). Gerente de Produtos Planejamento, Controle Interno, Contabilidade e Fluxo Monetário na GOVBR.

Jorge de Carvalho
Jorge de Carvalho

Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Contador (Uneb/BA), Especialista em Gestão Pública Municipal (Uneb/BA), Contabilidade Governamental (FVC/Bahia) e Direito Público e Controle Municipal (Unibahia/BA). Assessor Técnico na CTCONF, representando o IRB. Coautor de livros sobre contabilidade aplicada ao setor público e auditoria governamental.

Luciana Borges
Luciana Borges

Contadora e perita contábil. Especialista em Contabilidade Pública, com larga experiência em gestão orçamentária, contábil e financeira de Municípios. Gestora do SIAFIC da cidade de Salvador - Ba, com know how em projeto de substituição e modernização de sistema de orçamento, contabilidade e finanças. Responsável por estabelecer rotinas de prestação de contas para Órgão de Controle Externo. Instrutora interna da Prefeitura Municipal de Salvador, com expertise em capacitação nas áreas de orçamento, contabilidade e finanças públicas. Integrante da Comissão de Contabilidade Pública do CRC/BA Coordenadora do Grupo de Contadores das Capitais da ABRASF Membro da CTCONF como representante da ABRASF.

Marcus Vinícius
Marcus Vinícius

Mestrando em Ciências Contábeis pela UNB/DF. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2005), especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2018), especialização em GESTÃO, CONTROLADORIA E AUDITORIA DE CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS pela Faculdades Integradas Ipitanga (2015) e especialização em POLITICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (2018). Atualmente é Analista de Contabilidade Pública da Confederação Nacional dos Municípios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Maria Lucimara dos Santos Souza
Maria Lucimara dos Santos Souza

Contadora especialista em contabilidade pública e auditoria governamental, especialista em  controle interno na administração pública, cursando Inovação no Setor Público-USP, membro da comissão de estudos aplicados ao Setor Público do CRC/SE, membro do Conselho Nacional de Contadores Municipais da  CNM.

Warlem Miranda
Warlem Miranda

Contador e pós-graduado em Auditoria e Contabilidade Pública. Atua há dezenove anos como inspetor de qualidade sênior em uma empresa de consultoria de sistemas de informação contábil. Atualmente, é a pessoa responsável pela equipe de teste e validação dos sistemas da contabilidade, entre eles o SIAFIC. A empresa presta consultoria e desenvolve o SIAFIC, além de outros sistemas de contabilidade, para seis Estados, além de prefeituras, câmaras, institutos, fundos, fundações e outras autarquias.

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.