Dia 31/03

SAÚDE MUNICIPAL - CONTRATAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS NA SAÚDE PÚBLICA

Voltar

SAÚDE MUNICIPAL - CONTRATAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS NA SAÚDE PÚBLICA

A gestão municipal constantemente se depara com dificuldades para operacionalizar a contratação com prestadores de serviços em saúde, seja pelo valor disponível, limitações jurídicas, problemas históricos com organizações sociais, ou falta de confiança entre as partes.
O SUS possui diversas lacunas para serem preenchidas, mesmo com o pacto pela gestão, o Município acaba complementando financeiramente ou operacionalmente inúmeros serviços que não estão sob sua gestão, e com o passar do tempo erros na contratualização impactam diretamente na operacionalização e consequentemente na assistência a saúde da população. Além é claro de desestabilizar os cofres municipais.

 

Este seminário tem como objetivos:

  • Orientar os participantes com conhecimento técnico sobre os principais aspectos, diferenças e oportunidades nas contratações e contratualizações de serviços para assistência à saúde.
  • Oportunizar aos participantes uma visão geral das normativas vigentes que regulamentam os processos de prestação de serviços de saúde de entidades privadas que complementam a Rede de Atenção à Saúde no SUS.
  • Apresentar um panorama sobre possibilidades e de atuação na fiscalização dos contratos ou congêneres, identificar oportunidades de melhoria nos processos.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

 

 

HORÁRIO CONTEÚDO
09h Abertura
09h15 às 10h O reflexo das contratações no Sistema Único de Saúde – Uma abordagem geral sobre o tema.
09h30 às 10h O olhar do prestador filantrópico
10h às 11h30 Modelos de Contratação e Contratualização no SUS
INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 14h45 Questões Jurídicas relevantes sobre o tema
14h45 às 15h20 Possibilidades de inovação nos modelos de contratação com o SUS
15h20 às 16h Avaliação e Fiscalização dos Contratos
16h Espaço para dúvidas e questionamentos

 *a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio. 

Orientações importantes para sua participação:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

 

 

Palestrantes

Ana Maria Groff Jansen
Ana Maria Groff Jansen

Especialista em Administração hospitalar e saúde pública. Pós graduada em gestão da clínica em hospitais públicos, regulação do SUS e em Processos Educacionais em Saúde.

Cleones Hostins
Cleones Hostins

Especialista em Compras Públicas e Direito Administrativo Municipal; aluno de MBA em Cidades Inteligentes; formado em Comunicação Social. Foi Gestor Público, com experiência em administração municipal, Sistema Único de Saúde,e construção de resultados de forma cooperada, com histórico profissional vinculado com o desenvolvimento regional quando presidiu o Colegiado de Consórcios Públicos da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Atuou como Controlador Geral Municipal, Secretário Municipal de Saúde e Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Denilson Magalhães
Denilson Magalhães

Consultor Saúde da CNM. Terapeuta Ocupacional Sanitarista, especialista em informação e informática para a Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Vigilância Ambiental em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Vigilância em Saúde pela Universidade do Estado do Pará. Com 28 anos de experiência na área de Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Planejamento em Saúde, Gestão em Saúde Pública, Gestão e Administração Públicas.

Guilherme Krieger
Guilherme Krieger

Consultor técnico de saúde da CNM, Advogado, Especialista em Consórcios Públicos de Saúde, Cursando Especialização em Gestão Pública de Saúde no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/SP, Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Católica/SC, atuante no Colegiado de Consórcios da FECAM e na ACISSC – Associação dos Consórcios Públicos de Saúde de Santa Catarina.

Jader Pires da Silva
Jader Pires da Silva

Diretor Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Formação em Administração de Empresas, MBA em gestão empresarial da FGV com extensão na Ohio University e University of Chicago, MBA em Economia e Administração em negócios com globais pela FGV extensão no ISCTE Executive Education Lisbon.

Martin Haeberlin
Martin Haeberlin

Pós-doutorado em Economia (UFRGS). Doutor em Direito (PUCRS). Mestre em Direito do Estado (PUCRS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS). Pesquisador Visitante do Instituto Max-Planck. Professor da Graduação em Direito e do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter. Membro Titular do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas. Advogado.

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.