Dia 11/08

A PRESTAÇÃO DE CONTAS NA LEI ALDIR BLANC E AS PERSPECTIVAS PARA O SETOR CULTURAL

Voltar

A PRESTAÇÃO DE CONTAS NA LEI ALDIR BLANC E AS PERSPECTIVAS PARA O SETOR CULTURAL

Este seminário tem como objetivo esclarecer dúvidas e informar sobre a necessidade do cumprimento da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, dispositivo constitucional previsto no Art. 70 e o Decreto nº 10.464/2020 aos gestores municipais.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA SUA PARTICIPAÇÃO:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o término do evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação com o link do Zoom que não deverá ser compartilhado. 
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

ATENÇÃO: PARA TER O DIREITO AO CERTIFICADO, É NECESSÁRIO ESTAR INSCRITO E HOMOLOGADO NO SITE DOS SEMINÁRIOS TÉCNICOS E ACESSAR O LINK DO ZOOM RECEBIDO COM O MESMO E-MAIL DA SUA INSCRIÇÃO.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR* 

HORÁRIO CONTEÚDO
09h às 11h30 Módulo I
  • Histórico e aspectos gerais da Lei Aldir Blanc de nº 14.017/2020 e suas implicações jurídicas;
Módulo II
  • A obrigatoriedade constitucional e legal da realização da prestação de contas; 
  • Orientações para solicitar do beneficiário final o cumprimento da prestação de contas;
  • Etapas que o gestor público deve realizar para se proteger de eventuais ações sancionadoras.
INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h30 Módulo III
  • Apresentar as informações que a Secretaria Especial da Cultura espera receber no Relatório de Gestão Final;
  • Demonstrar a forma de preenchimento da Plataforma + Brasil, que é ferramenta destinada ao registro das ações da Lei Aldir Blanc, incluindo a prestação de contas e o Relatório de Gestão Final;
Módulo IV
  • Apresentação dos aspectos gerais da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo; 
  • Apresentação dos aspectos gerais da Lei nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc como política nacional permanente de fomento ao setor cultural. 

 *a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio. 

Palestrantes

Ana Cristina Rodrigues Maltez
Ana Cristina Rodrigues Maltez

Graduação em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC; Advogada inscrita na OAB/DF; Iniciou sua carreira na área da cultura há mais de 10 anos, quando começou a atuar no Instituto Brasileiro de Museus - Ibram; Atuou como Consultora de Políticas Públicas Participativas junto à Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI em projeto referente à memória social no Brasil; Atualmente é Analista Técnica na área da Cultura da Confederação Nacional dos Municípios.

Marco Henrique Borges
Marco Henrique Borges

Graduado em Ciências Ambientais com foco em Políticas de Sustentabilidade pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (MBA); Especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (MBA); Atua desde 2010 com gestão de Transferências Voluntárias pelo extinto Ministério da Cultura; Multiplicador da Rede de Parcerias - módulos A e B (atos preparatórios, execução e prestação de contas); Multiplicador de Parcerias do Modelo de Excelência em Gestão dos Órgãos e Entidades que Operam Transferências da União – MEG-TR; Atualmente é Coordenador-Geral de Transferências Interfederativas do Ministério da Cultura.

Marcus Vinícius
Marcus Vinícius

Mestrando em Ciências Contábeis pela UNB/DF. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2005), especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2018), especialização em GESTÃO, CONTROLADORIA E AUDITORIA DE CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS pela Faculdades Integradas Ipitanga (2015) e especialização em POLITICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (2018). Atualmente é Analista de Contabilidade Pública da Confederação Nacional dos Municípios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Ricardo Hermany
Ricardo Hermany

Doutor em Direito pela Unisinos/RS. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc/RS). Bacharel em Direito pela UFRGS. Atualmente é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc/RS). Advogado inscrito na OAB RS sob n. 40.692.

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.