Dia 26/05

TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL

Voltar

TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL

Esta edição dos Seminários Técnicos tem o objetivo de capacitar os Municípios sobre o planejamento de um transporte municipal sustentável e o acesso à recursos, incluindo as discussões e pautas legislativas e no executivo, além das ferramentas e alternativas para a criação de um sistema eficiente.

Confira a programação e se inscreva! 

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

HORÁRIO CONTEÚDO
09h às 10h

Transporte Municipal: Desafios e obrigações

9h: Competências Municipais

9h15: Desafios Municipais

9h30: Consórcios Públicos

10h às 11h10

Propostas e proposições para o transporte

10h: Apoio aos Munícipios e marco do transporte

10h30: Experiência do Município Gaspar – Inovação nos contratos

11h10 às 11h30 Perguntas e Respostas
INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h10

Alternativas para a sustentabilidade no transporte

14h: Inovações nos contratos

14h40: Oportunidades redução de emissões, eletromobilidade e financiamento verde 

15h10: Sistemas e soluções para redução de emissões no transporte

15h40: Integração da mobilidade ativa com o transporte público

16h10 às 16h30 Perguntas e Respostas
16h30 Encerramento

 *a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio. 

Orientações importantes para sua participação:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

ATENÇÃO: Para ter o direito ao certificado, é necessário estar inscrito e acessar o link do zoom recebido com o mesmo e-mail da sua inscrição. 

 

Palestrantes

Ana Luiza Carboni
Ana Luiza Carboni

Diretora Financeira da UCB
Psicóloga e com mestrado em Gestão de Recursos Humanos pelo King's College London. É cofundadora do Mobilidade Niterói, membro da rede Bike Anjo, profere palestras sobre mobilidade urbana, organiza atividades e eventos para a promoção da mobilidade ativa. Além disso, é Prefeita da Bicicleta de Niterói, rede de Prefeitos e Líderes da Bicicleta coordenada pela BYCS.

Beatriz Rodrigues
Beatriz Rodrigues

Coordenadora Sênior de Transporte Público do ITDP Brasil
Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ)

Carolina Baima
Carolina Baima

Arquiteta e Urbanista, mestre em planejamento urbano, com especializações em gestão pública e em direito urbanístico e ambiental. É Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia. Foi diretora do Departamento de Regulação da Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades e atualmente é Coordenadora-Geral de Articulação e Parcerias na Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais no Ministério da Cultura. Tem experiência em políticas públicas e indicadores de desenvolvimento urbano, com foco em planejamento territorial, mobilidade urbana, regulação urbanística, instrumentos do Estatuto da Cidades, locação social e reabilitação urbana.

Fernando Araldi
Fernando Araldi

Engenheiro Mecânico com especialização em Gestão de Energia, Gestão Pública e Engenharia de Planejamento. É Analista de Infraestrutura do Governo Federal, atuando no setor de mobilidade urbana há 13 anos. Atualmente é o Diretor de Planejamento Integrado e Ações Estratégicas – Substituto da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional. Conta com ampla experiência na implementação de políticas públicas na área de infraestrutura, desenvolvimento e sustentabilidade.

Joanni Henrichs
Joanni Henrichs

Advogada. Mestre em Planejamento e Governança Pública (UTFPR). Pós-graduada em Direito Administrativo (IRFB). Pós-Graduada em Direito Público (UniCuritiba). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Governos Locais (GEPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Presta consultoria à Confederação Nacional de Municípios (CNM). Prestou consultoria à Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito do programa de cooperação estabelecido com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) abordando o tema de federalismo cooperativo a partir de consórcios públicos.

Leandro Martins
Leandro Martins

Engenheiro Civil pela UnB. Atuou na construção ferroviária da VALEC e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Atualmente, é analista de infraestrutura e Coordenador-Geral de Análise de Empreendimentos, atuando no fomento de políticas de mobilidade urbana no MDR.

Luma Cordeiro
Luma Cordeiro

Arquiteta e Urbanista, especialista em mobilidade e ciência de dados. Atuou no setor público, com elaboração de projetos urbanísticos. Foi consultora do SEBRAE, atendendo empresas em gestão da inovação. Compôs a equipe da CNM, como analista de mobilidade, por 7 anos e hoje trabalha em uma consultoria de políticas públicas e public affairs, monitorando as áreas de mobilidade e tecnologia.

Maico Rodrigo Ebertz
Maico Rodrigo Ebertz

Autoridade de trânsito e Presidente do Comitra – Município de Gaspar/SC
Superintendente de Trânsito do Município de Gaspar, Autoridade de Trânsito Municipal, Presidente Eleito COMITRA/FECAM - Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito.

Rafael Calábria
Rafael Calábria

Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC
Geógrafo, formado pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da USP. É criador e conselheiro da Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, é titular do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São
Paulo.

Rodrigo Dias
Rodrigo Dias

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Especialista em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC Minas Gerais (PUC MG). Bacharel em Direito pela Unisinos/RS. Foi Secretário de Administração e Procurador-Geral do Município de Taquara/RS (2001-2004). É Professor da Pós-Graduação em Direito Econômico e Regulatório da PUC RJ. Advogado inscrito na OAB RS sob n. 47.943.

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.