Friday, 28 de April de 2023 Voltar

Telessaúde como caminho de democratização será tema do Seminário Técnico dia 4 de maio

Card Seminário TelesaúdeNo dia 4 de maio, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá um Seminário Técnico sobre a telessaúde como caminho de democratização da saúde e acesso universal. A temática proposta pela área Técnica de Saúde da entidade será abordada no evento on-line destinado aos gestores e outros representantes de cidades filiadas à entidade municipalista. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas na página da CNM.

Na programação do dia 4, o objetivo é compartilhar com os gestores municipais os resultados de experiências exitosas que Municípios alcançaram após a implantação do serviço de telessaúde e as expectativas desta ferramenta para o SUS, promove esse seminário buscando ainda a visão de desafios que devem ser enfrentados e o suporte do Ministério da Saúde para o fortalecimento deste tema tão relevante para o desenvolvimento do SUS.

Estão confirmados para o debate de boas práticas os prefeitos de Florianópolis (SC), Topázio Silveira Neto; e Silves (AM), Raimundo Grana; o secretário Municipal de Saúde de Lages (SC), Claiton Camargo de Souza; a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de saúde do Nordeste de Santa Catarina (CisNordeste), Ana Maria Jansen; e a médica e integrante da associação SDB (Saúde Digital Brasil), Renata Zobaran.

Telessaúde
Dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) estimam que 80% dos casos de atendimento primário poderiam ser resolvidos remotamente. Além disso, FenaSaúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicam que o tempo médio de espera de pacientes em unidades de atendimento primário é de no mínimo duas horas, mas pode se multiplicar de acordo com a classificação de risco – agravado pela alta exposição a outras doenças no ambiente hospitalar.

Os custos do atendimento presencial, a dificuldade de contratar e reter mão de obra especializada, e o impacto e custo dos deslocamentos dos pacientes maximizam os problemas e desafios para a operacionalização do SUS.

Os temas abordados no debate proposto pela CNM envolvem atendimento pré-clínico, teleconsulta especializada, teleconsulta médica de pronto atendimento.

Confira a programação completa e inscreva-se aqui

Da Agência CNM de Notícias

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.