Dia 14/06

INOVAÇÕES NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAL

Voltar

INOVAÇÕES NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAL

Este seminário tem como objetivo: abordar as principais alterações recentes, alertas e orientações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12305/2010, com foco na gestão de resíduos sólidos municipal. Os desafios consistem em cumprir com novos prazos e obrigações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Além disso, a regionalização é condição para Municípios receberem apoio técnico e financeiro da União, incluindo emendas parlamentares. Portanto, o tema estará presente de modo transversal na programação, tanto na parte de desafios impostos pela legislação quanto na parte de inovação com cases de boas práticas no tema de cobrança pelo manejo de resíduos sólidos, logística reversa, coleta seletiva e compostagem.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

HORÁRIO CONTEÚDO
09h às 11h30

NOVOS PRAZOS E OBRIGAÇÕES DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

TEMA 1 – Novos prazos e obrigações da gestão de resíduos sólidos

TEMA 2 – Cobrança pelo manejo de RSU

TEMA 3 – Encerramento dos Lixões: por onde começar?

INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h30

INOVAÇÕES NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

TEMA 1 – Articulação da logística reversa: como cumprir com a lei sem gerar ônus?

TEMA 2 – Boas práticas de coleta seletiva e compostagem

TEMA 3 – Geração de energia por meio de resíduos sólidos: uma visão municipalista

*a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio. 

Orientações importantes para sua participação:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

ATENÇÃO: Para ter o direito ao certificado, é necessário estar inscrito e acessar o link do zoom recebido com o mesmo e-mail da sua inscrição. 

Palestrantes

Anderson Nassif
Anderson Nassif

Diretor da Rede Anastácia de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. Assessor técnico da Ancat. Sócio fundador da Cooperlol cooperativa.

Cláudia Lins
Cláudia Lins

Geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra e doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, com pesquisa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as especificidades do território brasileiro. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade na Confederação Nacional de Municípios.

Daiane Palmonari
Daiane Palmonari

Engenheira Florestal. Especialista em Engenharia Ambiental Sanitarista. Gestão Pública. Paisagista. Diretora do Meio Ambiente - Município de Wenceslau Braz e secretária executiva do Grupo R-20 Paraná.

Elisa Kerber Schoennell
Elisa Kerber Schoennell

Consultora de resíduos sólidos na Confederação Nacional de Municípios e professora na área ambiental. Possui formação em Gestão Ambiental, Mestrado em Engenharia Civil (gerenciamento de resíduos) e Doutorado em Qualidade Ambiental.

Elizeu Cortez
Elizeu Cortez

Secretário de Meio Ambiente de Tibagi/PR.

Eudes Sippel
Eudes Sippel

Consultor tributário, graduado em Ciências Contábeis, graduado em Gestão Pública, graduado em História, graduando em Filosofia, especialista em Direito Tributário, especialista em Auditoria e Compliance, especialista em Secretariado Executivo, especialista em Metodologia de Ensino Superior, MBA em Cidades Inteligentes, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0, MBA em  Comunicação e Marketing, Fiscal de Tributos Municipais, Membro Conselheiro do Comitê Gestor do Simples Nacional, Membro Conselheiro da REDESIM, Diretor do Grupo GTM WEB, professor, instrutor e palestrante na área pública municipal.

George Coelho
George Coelho

Presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). Prefeito de Sobrado (PB)

Helena Lopes
Helena Lopes

Engenheira do Ambiente (Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências e Tecnologia). Mestre em Engenharia do Ambiente (Universidade do Porto/Faculdade de Engenharia). Pós-graduação em Gestão Autárquica Avançada (ISEC). Formação complementar em: Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos, Gestão e Planeamento Estratégico, Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente, Contratação Pública, Liderança, Planeamento Regional e Urbanismo, Educação para a Sustentabilidade. Atualmente é Assessora do DG e do CA da Maiambiente e Responsável pela Divisão Administrativa e Financeira onde atua na coordenação da Equipa Multidisciplinar de implementação do Projeto “RECICLE MAIS PAGUE MENOS”.

Jefferson Martins
Jefferson Martins

Diretor operacional e responsável técnico da Central de gerenciamento Titara – Rosário MA. Técnico em edificações – Centro Paula Souza. Engenharia Civil - Universidade Cruzeiro do Sul. Especialização em Gestão de projetos e gestão empresarial – Fundação Getulio Vargas – FGV. Graduação tecnológica em gestão financeira – SENAC. Possui 20 anos de experiência em serviços de saneamento básico com foco em limpeza urbana e destinação final de resíduos – Atuação nas áreas operacionais, técnicas e administrativas em ontratos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Alagoas, Maranhão. Limpeza pública: Contratos de varrição, coleta e transporte e destinação final de resíduos.

Kety Kayser
Kety Kayser

Secretária de Administração e Finanças de Rancho Queimado há 6 anos. Formada em administração, especialista em Finanças pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenei o projeto R4, premiado a nível nacional.

Marcos José Chaves
Marcos José Chaves

Secretário Executivo do Grupo R-20, no Paraná, e Vice Coordenador da Regional Sul do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. Engenheiro Ambiental de carreira no Município de Marechal Cândido Rondon desde 2014.

Pedro Duarte
Pedro Duarte

Analista Técnico na Área de Saneamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Engenheiro Ambiental e especialista em tratamento e disposição de resíduos sólidos e líquidos. Atuou na elaboração e análise de projetos básicos e executivos de engenharia de unidades para segregação, tratamento e disposição final de resíduos. Elaborou planos de gestão integrada de resíduos sólidos e projetos básicos de limpeza urbana e manejo de resíduos. Também atuou na indústria de geossintéticos comercializando produtos para obras de proteção ambiental.

Sueli Santana Magalhães
Sueli Santana Magalhães

Natural de Fênix/PR - Formação: Bacharel em Matemática pela UNIR/RO, Língua e Cultura Italiana pelo Consulado Italiano e FECIBESP de São Paulo/CICOL de Colorado do Oeste/RO, Pós Graduada em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências da Educação pela FASA/UMESAN de Vilhena/UDS-Santiago-Chile (em processo de reconhecimento). Funcionária Pública estadual/municipal, desde 1988, Técnica em Elaboração de Projetos, atuou como Secretária de Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento em Colorado do Oeste/RO, Coordenadora e uma das elaboradoras dos Planos Municipais de Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Mobilidade Urbana de Vilhena/RO, Diretora do Departamento de Planejamento e Projetos do SAAE/VILHENA e hoje está como Sec. Municipal de Planejamento de Vilhena/RO.

Thais Barbosa de Azambuja Caramori
Thais Barbosa de Azambuja Caramori

Engenheira Agrônoma pela UFMS, Mestre em Produção Vegetal, pela UFMS, Especialista em SIG Aplicado ao Meio Ambiente, pela UCDB, Fiscal Ambiental do Imasul desde 2001 e Diretora de Desenvolvimento do Imasul, desde 2015.

Wiviane Bueno da Maia
Wiviane Bueno da Maia

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG. Técnica em segurança do Trabalho pela IFPR. Formação pedagógica e cursando Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Assessora na área administrativa e ambiental em 2012 na Prefeitura Municipal de Tibagi. Consultora administrativa na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI).

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.