Dia 22/09

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: APLICABILIDADE NA GESTÃO MUNICIPAL

Voltar

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: APLICABILIDADE NA GESTÃO MUNICIPAL

Este seminário tem como objetivo abordar as principais temáticas relacionadas as mudanças climáticas aplicáveis a gestão municipal, e também inspirar gestores a destacar casos inovadores e de boas práticas sobre mudanças climáticas.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA SUA PARTICIPAÇÃO:

  1. Os Seminários Técnicos são exclusivos para Municípios contribuintes em dia com a CNM.
  2. As vagas são limitadas.
  3. Pode ser necessário fixar limite de participantes por Município.
  4. O evento é gratuito para Municípios filiados à CNM, em dia com obrigações de associados.
  5. Para emissão do Certificado de Participação no Seminário, será exigida comprovação de presença em 60% da carga horária final do evento. Os certificados deverão ser retirados no site em até 3 dias úteis após o término do evento.
  6. Após a sua inscrição, cada participante receberá um e-mail de homologação com orientações para participação com o link do Zoom que não deverá ser compartilhado. 
  7. As gravações do evento não serão disponibilizadas. Por isso, é importante a sua participação até o final.

ATENÇÃO: PARA TER O DIREITO AO CERTIFICADO, É NECESSÁRIO ESTAR INSCRITO E HOMOLOGADO NO SITE DOS SEMINÁRIOS TÉCNICOS E ACESSAR O LINK DO ZOOM RECEBIDO COM O MESMO E-MAIL DA SUA INSCRIÇÃO.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR*

HORÁRIO CONTEÚDO
09h às 11h30

CONTEXTUALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO MUNICIPAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MESA 1: Contextualização: mudanças climáticas e a importância das ações locais

MESA 2: Ações Estratégicas Locais em Mudanças Climáticas

INTERVALO PARA ALMOÇO
14h às 16h30

CASOS MUNICIPAIS INOVADORES E DE BOAS PRÁTICAS PARA MITIGAR MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MESA 1: Atuação dos Municípios frente às mudanças climáticas

MESA 2: Atuação de Consórcios frente às mudanças climáticas

*a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio. 

 

Palestrantes

Carlos Alberto Mendes Moraes
Carlos Alberto Mendes Moraes

Possui graduação e mestrado em Engenharia Metalúrgica pela UFRGS em 1988 e 1991, e doutorado em Materials Science - UMIST Inglaterra em 1997. Pesquisador DT2 em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora CNPq desde 2009. Professor Titular I nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e de Engenharia Mecânica, UNISINOS.

Carlos Eduardo Siqueira Abrão
Carlos Eduardo Siqueira Abrão

Diretor de Programas e Projetos do Cioeste
Professor Universitário
Ex-assessor do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados
Ex-integrante da Comissão de Direitos Humanos da OABSP

Cláudia Lins
Cláudia Lins

Geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra e doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, com pesquisa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as especificidades do território brasileiro. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade na Confederação Nacional de Municípios.

Elisa Kerber Schoennell
Elisa Kerber Schoennell

Consultora de resíduos sólidos na Confederação Nacional de Municípios e professora na área ambiental. Possui formação em Gestão Ambiental, Mestrado em Engenharia Civil (gerenciamento de resíduos) e Doutorado em Qualidade Ambiental.

Ivan José Canci
Ivan José Canci

MSc. Recursos Genéticos Vegetais, UFSC, 2006
Esp. em Desenvolvimento Gerencial, UNOESC, 2000
Engenheiro Agrônomo, UFSC, 1995
Extensionista Rural da Epagri.
Foi Secretário Municipal
Atualmente está Prefeito de Anchieta, SC, desde 01/01/2017.
Presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense
Presidente do Consórcio Rio Sargento de Integração Municipal.

Jomary Maurícia
Jomary Maurícia

Engenheira agrônoma. Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Doutora em Geografia na Universidade de Brasília. Atualmente é Analista Técnica de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Natasha Javiel Comassetto
Natasha Javiel Comassetto

Bióloga com Especialização Educação Ambiental e Mestrado em Qualidade Ambiental. Consultora Técnica de Licenciamento Ambiental da Confederação Nacional dos Municípios.

Oscar Gozzi
Oscar Gozzi

Formou-se professor primário. Diplomou-se em Ciências e Biologia, Pedagogia, Direito e pós graduou-se em Recursos Humanos. Oscar desenvolve intensa atividade política em Tarumã há mais 30 anos, onde já atuou como prefeito em vários outros mandatos, atualmente sendo reeleito em 2020.

Pedro Duarte
Pedro Duarte

Analista Técnico na Área de Saneamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Engenheiro Ambiental e especialista em tratamento e disposição de resíduos sólidos e líquidos. Atuou na elaboração e análise de projetos básicos e executivos de engenharia de unidades para segregação, tratamento e disposição final de resíduos. Elaborou planos de gestão integrada de resíduos sólidos e projetos básicos de limpeza urbana e manejo de resíduos. Também atuou na indústria de geossintéticos comercializando produtos para obras de proteção ambiental.

Sandra Regina Batista
Sandra Regina Batista

 Bióloga e gestora do setor Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). É graduada em Gerenciamento Industrial Ambiental pela Faculdade SENAI e em Ciências Biológicas pela UNIASSELVI, onde também se especializou em Gestão e Educação Ambiental, além de possuir especialização em Ensino das Ciências pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

Sérgio Viegas Inácio
Sérgio Viegas Inácio

Experiência acumulada de mais de 20 anos na área dos projetos cofinanciados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. Chefe de Equipa Multidisciplinar de Estudos Programas e Dinamização Económica e Social, na Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

© Copyright 2024 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.